top of page

Se mais da metade dos eleitores votar em branco ou anularem seu voto, as eleições 2018 serão cancela


Não existe nenhum fundamento que estabeleça que o número de votos brancos ou nulos possa cancelar uma eleição. Estes votos simplesmente não serão considerados válidos e não entrarão na conta para definir os candidatos vencedores nas eleições deste ano.

Qual a diferença entre os votos nulos e brancos?

Voto Nulo: É quando um eleitor digita na urna eletrônica um número que não pertence a nenhum dos candidatos que são participantes das eleições, para anular o voto, é preciso digitar uma sequência de números que não correspondem, o eleitor pode digitar “00”, por exemplo, e apertar a tecla verde “confirma” para anular o seu voto. Os votos nulos não possuem validade e por isso não interferem no resultado final das eleições.

Voto em branco: Para votar em branco na urna eletrônica, é preciso apertar a tecla “branco” e, em seguida, a tecla “confirma”. Antigamente o voto branco era contabilizado e transferido para o candidato vencedor, ele era tido como um voto de conformismo, na qual o eleitor se mostrava satisfeito com o candidato que vencesse as eleições. Atualmente, o voto branco simplesmente não é válido e não tem influência nenhuma no resultado final das eleições

Ou seja, na prática, a diferença existe apenas na maneira em que eles são registrados e para fins de estatísticas. Isso porque votos nulos e brancos não influenciam o resultado das eleições. Ambos são excluídos no momento da apuração, que só considera válidos os votos concedidos para candidatos ou partidos.

Fonte: TSE


bottom of page